Criando uma Presença Online Efetiva

Criando uma Presença Online Efetiva

Caro leitor, hoje iremos falar sobre o processo de construção de presença online para o seu negócio, seja ele produto digital, produto físico ou serviços.

Como sua empresa se comporta na internet hoje? Tem site e redes sociais? Já possui vendas através do site? Consegue captar e-mails? Caso ainda não possa responder afirmativamente todas as perguntas, não se preocupe, pois, iremos te ajudar.

Temos visto uma quantidade enorme de sites, blogs, conteúdos voltados ao marketing digital, com diversos termos técnicos e coisas que só confundem as pessoas, pois talvez este não seja o ramo de atuação delas. Com isso, gostaria de fazer uma pergunta: Qual deles fala diretamente com você? E ainda mais, qual deles fala de VENDAS?

Caso ainda não tenha encontrado um lugar que falasse sua língua e que pudesse te ajudar, sugiro que pegue o papel e caneta para acompanhar cada artigo deste blog.

Hoje iremos te ajudar a:

  • Entender como funciona o comportamento do usuário na internet;
  • Identificar seu público alvo e persona (cliente ideal);
  • Produção de conteúdo e sua importância;
  • Fatores para ter um site de resultados;
  • Presença nas redes sociais.

Como funciona o comportamento das pessoas na internet: Algo simples, mas que nunca prestamos atenção

Já parou para pensar como as pessoas consomem internet? Muitas vezes procuramos informações em lugares que nem conhecemos, sendo que basta olhar ao nosso redor para identificar soluções.

Existem 4 tópicos que são coisas que as pessoas fazem todos os dias:

  • Acessar o Google para realizar pesquisas diversas;
  • Consumir conteúdo em blogs, portais (inclusive você está fazendo isso! Rs);
  • Acessar a caixa de e-mails;
  • Acompanhar as redes sociais, seja ela qual for.

Simples, objetivo. É isso que a maioria das pessoas fazem hoje, inclusive seus potenciais clientes.

Todos os dias, as pessoas fazem buscas, leem artigos e assistem vídeos, leem os e-mails e compartilham coisas nas redes sociais. Sua empresa está presente nestes meios? Atente-se manter-se ativo em cada um desses tópicos.

Público Alvo e Persona: Saiba exatamente com quem está falando e você terá muitos resultados

Você deve estar pensando que esse tema pode ser mais um clichê do que vemos por aí, mas na verdade quero fazê-lo entender que este é o ponto inicial para qualquer trabalho, seja online ou off-line.

Não tente vender gelo para esquimó, mas sim, água no deserto.

Faça um resumo simples, mas busque informações reais:

  • Qual a faixa etária do seu público?
  • Em que região moram?
  • São homens ou mulheres?
  • Qual sua classe social?

Se comprometa a levantar esses dados e isso lhe ajudará a falar de forma efetiva. Afinal, a linguagem utilizada com homens, não é a mesma com mulheres, e o mesmo se aplica em todos os outros tópicos.

Identifique também sua persona, isso quer dizer que deve criar perfis de “cliente ideal”.

Para que serve isso? Serve para identificar as dores do seu público, de forma muito mais segmentada, é como se tirasse uma fatia do seu público alvo predominante e buscasse entender quais são suas motivações; o que os levam para adquirir seu produto ou serviço; o que os impede de adquiri-lo também; etc.

Produção de Conteúdo: Sabendo exatamente com quem irá falar, agora você deve simplesmente falar

Muitas empresas nem chegam a este ponto, mesmo tendo identificado seu público alvo, ainda não criam uma ponte para iniciar uma comunicação eficaz, e o blog é uma das melhores formas de se fazer isso.

Quando se faz uma busca no Google, é possível identificar dois tipos de anúncios: pagos e gratuitos (só para exemplificar).

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Os anúncios pagos, são termos comprados por empresas para estarem no topo das pesquisas, que ocorre através de um leilão. A ferramenta que utilizam para isso é o Google Adwords.

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O outro tipo é o gratuito, são sites que, através de uma otimização (chamada SEO, que na tradução chamamos de Otimização para Mecanismos de Busca) que fazem com o que o site fique bem posicionado, e apareça nas primeiras posições, sem precisar de um investimento. Com isso, faço uma pergunta: Quando você pesquisa, tende a clicar mais em anúncios pagos ou nas publicações que não são patrocinadas?

Com o blog, você consegue levar conteúdo de altíssima relevância para seu cliente, e fazer com que ele te encontre nas primeiras posições. Mesmo que ele não te conheça e não busque pelo nome do seu negócio, ele irá procurar por soluções, e você estará lá.

Como ter um site agradável e que gere resultados: Principais fatores para que isso aconteça

Seu site é o seu cartão de visita, portanto é onde tudo vai “acontecer”. E os principais fatores para um bom site são:

  • Carregamento de Página;
  • Site adaptável para dispositivos móveis (responsivo);
  • Design focado na experiência e usabilidade para o usuário
  • Integrações com as redes sociais;

Esta parte, cabe ao seu design ou desenvolvedor cuidar, pois um site lento não atrai, somente espanta os visitantes. A questão mobile hoje é imprescindível para que um site ganhe credibilidade, portanto seu site deve estar compatível com qualquer tipo de usuário em qualquer situação.

Seu layout deve estar de acordo com seu público, cores, disposição das informações no site, pois tudo isso influencia num bom resultado. Você possui chamadas para ação (Call-to-Action) em seu site? Conduza o visitante para onde você planeja, pense em sua visita desde o acesso até o fechamento (possível venda). Chamamos isso de atendimento, feito de forma pensada.

Integre seu site com as redes sociais, pois estes irão gerar um bom tráfego.

Presença nas Redes Sociais: Use-as ao seu favor

Sua empresa está ativa nas redes sociais? Não necessariamente precisa ser em todas, mas onde seu público está presente. A principal rede social hoje é o Facebook, o Instagram também é uma ótima ferramenta. Independentemente da mídia que usar, o importante é utilizar uma estratégia eficaz, além de manter sempre atualizado e gerando “engajamento” com seu público, saber se o produto ou serviço é bom, se pode melhorar, etc.

Espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe!

 

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