Inbound Marketing x Outbound Marketing

Mesmo que você não esteja familiarizado com estes termos, uma coisa você já deveter percebido: as eficácia das técnicas de marketing mudam com o passar dos anos. À medida que surgem novas plataformas as pessoas se moldam a elas e isso também é capaz de mudar a forma como estas pessoas percebem (ou não percebem – leia sobre Cegueira de Anúncios) suas mensagens de marketing.

A diferença está no processo de aquisição de Leads

Todo negócio precisa de Leads (prospectos, pessoas que se cadastram em seu autoresponder, no seu site, etc) e depois de estruturar toda a operação do seu negócio a sua principal atividade será alimentar o funil de vendas com leads e mais leads e então começar a medir cada passo do funil para encontrar pontos de melhoria.

A grande diferença entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing está justamente na estratégia usada para alimentar o funil de vendas. No Outbound Marketing o marketeiro envia sua mensagem, muitas vezes de forma intrusiva, o mais longe que conseguir e assim espera “atingir” alguém que se tornará um Lead. Por exemplo, anunciar na TV, comprar listas de e-mails e telemarketing são algumas formas de outbound marketing. Não me entenda mal, outbound marketing funciona, no entanto a cada dia ele se torna menos eficaz e conseqüentemente seu custo/lead fica mais alto.

No Inbound Marketing ao invés de disparar mensagens e torcer para que elas atinjam alguém para se tornar lead, o marketeiro faz o oposto.

No Inbound Marketing você irá alimentar seu funil de vendas criando formas das pessoas te encontrarem na internet. Ao invés de correr atrás das pessoas, você quer que elas te encontrem e venham até você. Isto pode ser feito de diversas formas, como por exemplo manter um Blog sobre o nicho em que você atua. Redes sociais também ajudam bastante nesta estratégia, desde que você seja ativo, se envolva, participe da comunidade do seu nicho.

Outras medidas interessantes são a participação em outros blogs com comentários relevantes e a produção de artigos em diretórios de artigos. Para completar, produzir vídeos dedicados ao seu nicho também o ajudará a ser encontrado.

E você, qual tática tem usado mais? Inbound, ou Outbound? Qual tem sido sua experiência? Deixe um comentário e enriqueça a discussão :)

 

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